O termo pode até não ser familiar, mas você certamente já se deparou com essa prática no mercado imobiliário.
Essa é uma estratégia de divulgação de imóveis bastante comum no exterior, especialmente nos Estados Unidos. Você provavelmente já viu algum filme ou série em que o corretor de imóveis faz um evento para receber interessados no próprio imóvel, simultaneamente.
No Brasil, com o mercado cada vez mais dinâmico e exigindo soluções criativas, o open house começa a ganhar força.
O que é open house?
O open House, ou “casa aberta” em português, trata-se de um evento em que o corretor de imóveis recebe interessados em um imóvel que está à venda, para conhecerem a prioridade presencialmente, em uma mesma data.
No open house, que funciona como uma “visita coletiva” ao imóvel, os interessados podem circular pelo empreendimento, tirar dúvidas com o corretor e até mesmo iniciar uma negociação.
Inicialmente, os eventos de Open House são agendados para dias e horários em que a maioria das pessoas está disponível - geralmente nos finais de semana e feriados, em contraste com as visitas tradicionais que ocorrem durante a semana.
Outro aspecto importante é que esses eventos são realizados de forma esporádica, já que a propriedade não está aberta para visitação todos os dias. Isso cria uma sensação de expectativa entre os potenciais compradores, já que eles reconhecem que a oportunidade é única.
Como funciona o open house imobiliário?
Diferente de visitas comuns, que acontecem normalmente durante a semana e em horário comercial, os eventos de open house acontecem aos fins de semana e feriados, quando a maioria das pessoas está disponível.
Na data marcada, o imóvel é preparado para ser aberto aos convidados, que são compradores em potencial. Como o empreendimento não fica disponível para visitações em outros dias, o evento tende a gerar um gatilho mental que incentiva os interessados a irem até o imóvel conhecê-lo.
O corretor de imóveis então recebe os convidados, apresentando o imóvel e ficando disponível para tirar dúvidas e iniciar negociações.
Você iria visitar um imóvel neste formato? Comente e dê dicas!